“Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores.” John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992
É bom lembrar: sem cliente não há empresa. É o cliente que paga a prestação ou aluguel de sua casa, é ele que paga o alimento que você consome, a roupa que você veste, o colégio de seus filhos, o carro que você dirige, os medicamentos que você compra, os impostos e tributos da organização etc. etc. Não é a empresa que paga você; é o cliente que paga e sustenta a companhia. O que a empresa faz é simplesmente repassar aos funcionários, aos proprietários, aos acionistas – ou quem mais for -, parte do dinheiro que ela recebeu por produzir ou comercializar determinados produtos ou serviços. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência das organizações.
Aliás, conhecer o cliente de sua empresa é, não apenas, essencial, como também importante fonte de informação para você poder melhor relacionar-se com ele e prestar-lhe um serviço de primeira.
O questionário vai ajudá-lo a descobrir até que ponto você realmente conhece seu cliente.
Responda as perguntas levando em conta como você atua em cada caso, e não como você acha que deveria atuar.
1. Você sabe exatamente o que os clientes esperam de você e de sua empresa?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
2. Você sabe quais são os pequenos detalhes (minúcias, pormenores) que influem decisivamente na satisfação dos clientes?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
3. Você procura constantemente descobrir novas maneiras de prestar um excelente atendimento?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
4. Você sabe quais são as preferências e necessidades dos seus clientes?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
5. Você sabe quem são todos os seus clientes internos na empresa em que você trabalha?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
6. Você sabe quais são os problemas dos clientes e do que eles mais costumam reclamar?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
7. Você se considera o legítimo representante da empresa diante do cliente?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
8. Você conhece o perfil, os gostos e interesses dos seus principais clientes?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
9. Você sabe como funcionam as áreas de apoio (por exemplo, logística, faturamento, expedição, helpdesk, entrega) para atender os clientes?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
10. Você acredita que o modo como você presta serviço ao cliente influi diretamente na impressão que ele leva da empresa?
Sim [ ] | Não [ ] Mais ou menos [ ]
FAÇA A SUA AVALIAÇÃO!
Marque um ponto (1 PONTO) para cada resposta SIM;
Marque meio ponto (0,5 PONTO) para cada resposta MAIS OU MENOS;
Respostas que receberam NÃO, não pontuam (0 PONTOS).
TOTAL DE PONTOS________
De 8 a 10 pontos. Parabéns. Você tem a postura correta. Conhece muito bem seus clientes e sabe como atendê-los.
De 6 a 7,5 pontos. Seu conhecimento dos clientes é médio. Não está mal, mas precisa melhorar se quiser prestar um ótimo serviço. Veja as questões onde você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.
Abaixo de 6 pontos. Você não está tendo sucesso em conhecer seus clientes o que pode influir bastante no atendimento que presta a eles. Não desanime. Veja as questões onde você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.
“Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço.” Thomas Berry
Texto extraído e condensado do livro Manual de Atendimento ao Cliente, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.
Segue link da matéria: Portal Contábeis
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