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Você conhece mesmo seu cliente?

“Quem garante todos os empregos não são os empresários, os sindicatos ou os governantes. São os consumidores.” John Hicks, prêmio Nobel de Economia, 1992

É bom lembrar: sem cliente não há empresa. É o cliente que paga a prestação ou aluguel de sua casa, é ele que paga o alimento que você consome, a roupa que você veste, o colégio de seus filhos, o carro que você dirige, os medicamentos que você compra, os impostos e tributos da organização etc. etc. Não é a empresa que paga você; é o cliente que paga e sustenta a companhia. O que a empresa faz é simplesmente repassar aos funcionários, aos proprietários, aos acionistas – ou quem mais for -, parte do dinheiro que ela recebeu por produzir ou comercializar determinados produtos ou serviços. O cliente sempre é, e será, o fator-chave do crescimento ou falência das organizações.

Aliás, conhecer o cliente de sua empresa é, não apenas, essencial, como também importante fonte de informação para você poder melhor relacionar-se com ele e prestar-lhe um serviço de primeira.

O questionário vai ajudá-lo a descobrir até que ponto você realmente conhece seu cliente.

Responda as perguntas levando em conta como você atua em cada caso, e não como você acha que deveria atuar.

1. Você sabe exatamente o que os clientes esperam de você e de sua empresa?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

2. Você sabe quais são os pequenos detalhes (minúcias, pormenores) que influem decisivamente na satisfação dos clientes?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

3. Você procura constantemente descobrir novas maneiras de prestar um excelente atendimento?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

4. Você sabe quais são as preferências e necessidades dos seus clientes?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

5. Você sabe quem são todos os seus clientes internos na empresa em que você trabalha?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

6. Você sabe quais são os problemas dos clientes e do que eles mais costumam reclamar?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

7. Você se considera o legítimo representante da empresa diante do cliente?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

8. Você conhece o perfil, os gostos e interesses dos seus principais clientes?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

9. Você sabe como funcionam as áreas de apoio (por exemplo, logística, faturamento, expedição, helpdesk, entrega) para atender os clientes?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

10. Você acredita que o modo como você presta serviço ao cliente influi diretamente na impressão que ele leva da empresa?

Sim [  ]  | Não [  ]  Mais ou menos [  ]

FAÇA A SUA AVALIAÇÃO!

Marque um ponto (1 PONTO) para cada resposta SIM;
Marque meio ponto (0,5 PONTO) para cada resposta MAIS OU MENOS;
Respostas que receberam NÃO, não pontuam (0 PONTOS).

TOTAL DE PONTOS________

De 8 a 10 pontos. Parabéns. Você tem a postura correta. Conhece muito bem seus clientes e sabe como atendê-los.

De 6 a 7,5 pontos. Seu conhecimento dos clientes é médio. Não está mal, mas precisa melhorar se quiser prestar um ótimo serviço. Veja as questões onde você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.

Abaixo de 6 pontos. Você não está tendo sucesso em conhecer seus clientes o que pode influir bastante no atendimento que presta a eles. Não desanime. Veja as questões onde você fez meio ponto, ou não pontuou; elas lhe dirão qual é a atitude adequada.

“Cliente é o ativo mais importante de qualquer empresa, mesmo que não apareça no balanço.” Thomas Berry

Texto extraído e condensado do livro Manual de Atendimento ao Cliente, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.
Segue link da matéria: Portal Contábeis

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