Valor Justo ou Reavaliação Patrimonial

Entenda o papel do CFC no âmbito contábil
7 de agosto de 2018
Receita Federal lança APP e-Processo
21 de agosto de 2018
Mostrar tudo

Valor Justo ou Reavaliação Patrimonial

A Reavaliação Patrimonial utilizada por muitas empresas antes do ano de 2007, teve suas regras alteradas com a lei 11.638/07 e seus respectivos CPC´s.

As novas regras em vigor deixaram a opção para que as empresas que optassem por ter seus ativos reavaliados utilizassem o princípio do Valor Justo, que nada mais é que a Reavaliação regulamentada pela lei 11638/07, entretanto após a lei entrar em vigor, esse pratica pode ser realizada apenas uma vez, ou seja, após 2007 as empresas não poderão mais realizar de tempos em tempos a Reavaliação Patrimonial.

Apesar da limitação legal, as empresas por meio de inventários e reavaliações costumam realizar esses controles gerencialmente, pois uma vez não aceito pelo Fisco, nada impede gestores possam utilizar-se Demonstrativos Contábeis Gerenciais que relatam monetariamente informações da empresa o mais próximo da realidade possível.

Entretanto, o ajuste dos Ativos Imobilizados para valores inferiores aos registrados contabilmente ainda são permitidos legalmente por meio do Teste de Impairment ou teste de Recuperabilidade, a mesma legislação define essa pratica.

Diante disso, laudos devem ser redigidos por profissionais tecnicamente capacitados, sempre embasados em normas técnicas.

Fonte: Portal Contábeis por Walber Almeida Xavier de Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Powered by themekiller.com watchanimeonline.co