O plano de previdência PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), que permite dedução de até 12% da renda bruta anual tributável no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), é recomendado para quem faz a Declaração de Ajuste Anual do IR no modelo completo.
Quem quiser contratar esta previdência privada ou fazer um aporte deve agir até o dia 28/12/2017, último dia de expediente bancário do ano, sob pena de não usufruir do benefício em sua próxima declaração de IR referente ao ano-calendário 2017.
Como condição, o declarante deve contribuir também para o INSS ou para o regime dos servidores públicos. E se o plano estiver em nome de dependentes acima de 16 anos, eles também deverão ser contribuintes da previdência.
Os planos PGBL são indicados para os contribuintes que utilizam o modelo completo de declaração anual de IR. Os contribuintes que apresentam declaração anual de IR pelo modelo simplificado e quiserem investir em planos de previdência privada devem optar pelos planos VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres).
Fonte: Portal DPC
Powered by themekiller.com watchanimeonline.co